Não e fácil manter uma revista em circulação num pais onde 60% do povo e analfabeto. A preguiça intelectual e outro fator que dificulta a sobrevivência de uma publicação. O "esforço" de pensar deixa muitas pessoas sem interesse, vontade, costume ou paciência de ler. Preferem que os outros pensam por eles. Permanecem, pois, passivos. Permitem que os MCS sejam os formadores para modelar o modo no qual enxergam a realidade. Tais pessoas, na verdade, sao "cabeças alugadas", sem opinião própria, sentido critico ou ponto de vista mais autentico. O deplorável, antiquado, e simplório sistema educativo do pais pouco incentiva e estimula nos jovens e adolescentes o gosto para uma formação intelectual que seja seria e sólida junto com um real desenvolvimento literário.
Vou, agora, tecer alguns comentários sobre os mais importantes periódicos que se auto-definem "Católicos". Faço com o intuito de estimular o aprimoramento desses órgãos, com base na minha experiência pastoral.
1) Mensageiro do Coracao de Jesus
A revista do Apostolado da Oração e dirigida pelos padres Jesuítas e tem 160,000 exemplares mensais.
pontos fortes: contem excelentes artigos hagiográficas, históricas da presença dos Jesuítas no Brasil e da importância dos santuários sagrados da Terra Santa e Europa. Lança uma saudável critica contra as novelas e outros sistemas de manipulação e exploração.
pontos fracos: as vezes, contem superficialidade e falta de objetividade nos assuntos e meditações espirituais.
2) Pergunte e Responderemos:
A revista mensal dos Beneditinos foi dirigida e editada pelo erudito monge Dom Estevão Bittencourt do mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro.
pontos fortes: e informativo, abordando muitos temas bem interessantes e variados. A exposição do tema e realizada de uma maneira lógica, clara e equilibrada. As respostas deixam a inteligência satisfeita.
pontos fracos: a tendência para um forte conservadorismo sufoca um pouco o desenvolvimento e expansão dos temas tratados. Muitas vezes, assuntos de maior urgência e peso são deixados do lado para dar lugar a questões e pormenores de pouco importância (ou seja, pura perfumaria).
3) Ave Maria
E a publicação mensal do padres Claretianos.
pontos fortes: contem temas atualizados em sintonia com assuntos da CNBB e da Campanha da Fraternidade. E um cego porta-voz da Igreja no Brasil. Interessa-se em elaborar e apresentar uma boa analise dos problemas que afligem a sociedade moderna. Passava, mensalmente, excelente artigos sobre o alcoolismo.
pontos fracos: sujou sua boa reputação publicando artigos do palhaço e charlatão "frei Betto". Por exemplo, num artigo intitulada "Meu lado mulher", frei Betto escreveu na "Ave Maria": "As mulheres, consideradas pela teologia vaticana uns ser naturalmente inferior, só tem acesso a seis sacramentos. Nao podem receber a ordenacao sacerdotal.." (Ave Maria, maio 2002).
Agora, eu pergunto: "O que e esse tal de "teologia vaticana"? Cita, para mim, mister mentiroso Betto, onde que a Igreja, ou no qual documento dela, que chama a mulher de “naturalmente inferior”?" Você trabalha para a Igreja Católica ou em seu próprio nome, seita e bandeira? Se você quer mulheres ordenadas, vai para a Igreja Anglicana. O que esta fazendo na Católica, se nao quer ser Católico? Agora, se a revista "Ave Maria" também e Católica, não pode publicar besteiras como este artigo deste débil mental do frei Betto. Uma revista Católica publica artigos Católicos, não idéias próprias e contrarias ao ensino Católico.
4) Cidade Nova
Trata-se da revista mensal do movimento focolarino
pontos fortes: e uma revista leiga com espírito e ar muito positivo, otimista, alegre e idealista, sempre a favor da paz e justiça. Incarna-se muito bem no mundo e problemas seculares e sociais. Possui, pois, uma espiritualidade sólida e equilibrada. Fez um excelente trabalho em defender a vida humana contra a cultura da morte e os promotores do aborto.
pontos fracos: a denuncia e questionamento das injustiças sociais, as vezes, e um pouco anêmico e fraco. Exibe uma espiritualidade feminina exagerada que fecha os olhos para coisas que não podem ser negligenciados. O papel luxo, pois, usado para as paginas da revista, não e um bom ou autentico testemunho da transparência Crista num pais pobre e de grande miséria.
5) 30 Dias
Versão brasileira da revista italiana "30 Giorni"
pontos fortes: muito informativo sobre a situação do clero europeu e cultura ocidental. Questiona e analisa os movimentos eclesiais dentro da Igreja.
pontos fracos: ha uma tendência para o sensacionalismo religioso. Busca e tenta incitar assuntos polêmicos e controvérsias ligadas a realidade européia. Fala bem pouco sobre a situação religiosa do Brasil.
6) Familia Crista
Publicação mensal sob a responsabilidade das Irmãs Paulinas.
pontos fortes: contem artigos de temática familiar numa ótica especificamente psicológico, pedagogica, ecológica e cientifica. Utiliza e aproveita-se bem do que a ciência e tecnologia moderna ha de oferecer. Quando assume um argumento, a revista vai a fundo e apresenta os melhores raciocínios para deixar nenhuma sombra de duvida sobre o tema. Ha um excelente equipe de jornalismo de grande competência.
pontos fracos: as vezes, não esta atento a quem convida para comentar ou escrever sobre assuntos e acaba publicando artigos de uma moral controversial. Neste sentido, precisa um pouco de sentido critica e prudência na apresentação de raciocínio e posicionamento. Um exemplo disso são os artigos questionaveis do pensador Leo Pessini, que e pouco consciente daquilo que diz quando bota para fora suas idéias sobre a bio-etica e mostra, neste sentido, uma certa despreparo do assunto.
7) Sem Fronteiras:
Publicação a carga dos padres Combonianos
pontos fortes: contem uma ampla apresentação da vida missionária e das dificuldades envolvidas. Mostra situações de opressão e injustiça social e luta a favor das minorias.
pontos fracos: as vezes, reclama demais e ofereça pouca solução.
Father Anthony Mellace
Nenhum comentário:
Postar um comentário