Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sabios sem cerebros e cegos com cerebros

Prezado Irmão Pe Anthony Mellace. 

Andou sumido. Sentí sua falta!
Ao ler o seu trabalho abaixo, lembrei-me de que, há muito tempo atrás, talvez mais de 20 anos, o programa Fantástico, veiculado pela Rede Globo aos domingos, publicou um caso impressionante naquela revista eletrônica.
 A reportagem referia-se a um jovem rapaz americano, sem massa encefálica, com um QI muito além da média dos jovens de sua idade. O caso foi avaliado por pesquisadores de universidades americanas que, de fato, segundo a reportagem à época, constataram o fato e explicaram que as diversas funções atribuídas ao cérebro eram desempenhados pela coluna vertebral.
Se não me falha a memória, o correspondente era o jornalista Hélio Costa e os apresentadores eram Cid Moreira e Sérgio Chapelin. 
Me lembro ainda que utilizei o caso como exemplo à época, junto aos meus colegas de trabalho e alunos para defender a posição da Igreja contra o aborto.
Não sei se de fato o caso era verdadeiro, mas a reportagem aconteceu.
Talvez valesse a pena investigar.
Em tempo. É bom guardar também o caso do americano que viveu durante 26 anos, em estado de coma vegetativo, dentro de uma UTI totalmente ligado a aparelhos; devido a um acidente de automóvel , e,  de  repente, acordou  conversando, mesmo com algumas dificuldades, procurando pela filhinha que à época do acidente estava com 6 anos de idade. 
Logo depois veio o depoimento da filha,  já adulta, casada e com filhos, bem como da esposa.
Esta reportagem foi noticiada no entorno do ano de 2004, quando estava discutindo a  eutanásia no Brasil e, se não me engano, no STF. 
Lembro-lhe também, que as decisões do STF são tão somente políticas, e, no geral, expressam 
a vontade do Poder Executivo. Talvez, por isso mesmo tenham se pronunciado a valor do tipo de aborto, que é a vontade do Ministério da Saúde, por considerar que o aborto é caso de saúde  publica e portanto favorável à legalização aborto, já expressa publicamente pelo ex-ministro José Gomes Temporão.
A mesma posição defendida pelo Ministério da Saúde é também defendida pelo atual diretor técnico da Santa casa de Goiânia e  de seus assessores.
Um grande abraço em Cristo Jesus e que Maria, Mãe de Jesus, o continue protegendo para que vc continue produzindo e propagando o Evangelho.

José Roldão Gonçalves Barbosa
PUCGoiás - professor
Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas de Goiás.
Presidente.
 
Enviado via IPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário