Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

Profetismo Artistico

O Profetismo na Música Brasileira


          Uma das coisas bonitas e preciosas na música dos compositores e cantores brasileiros são certas jóias do profetismo artístico. Vale a pena citar algumas dessas composições: o melódico e poético “Trem das Sete” de Raul Seixas é uma obra apocalíptica, que nos alerta, de um modo alegórico, a respeito da majestosa vinda de Jesus e do acerto de contas feito nesse momento dramático. A canção emocionante e terna “Os Meninos do Brasil” interpretada por Chitãozinho e Xororó, exprime e descreve em detalhes, de uma maneira ousada, para o mundo de fora, a vida e a situação impiedosa, dura e chocante das crianças abandonadas nas ruas hostis das nossas cidades.

Uma outra música de tom apocalíptico que é uma obra assaz inteligente “O Último Julgamento” de Léo Canhoto e Robertinho, critica severamente o abuso de liberdade e talentos humanos que, ao invés de serem utilizados em benefício da humanidade, foram empregados contra o próprio homem. A linda canção “Quintal do Vizinho” de Roberto Carlos, nos ensina uma humilde lição sobre a beleza e charme de um simples ato de caridade feito em favor do próximo. Uma outra composição deste cantor popular “Eu Quero Apenas” também nos ensina a felicidade e o valor da amizade, especialmente quando se compartilham os próprios sonhos, aspirações, alegrias e ideais e o sentido da própria vida.

 Uma outra canção profética de Chitãozinho e Xororó “Planeta Azul”, amaríssima, que lamenta tristemente e reclama do desequilíbrio e dano do mundo ecológico causado pelos homens cúpidos que exploram-no sem quaisquer responsabilidades. Canta, outrossim, a vingança da própria natureza contra os inimigos que a atacam. Embora a célebre canção “Romaria” de Renato Teixeira interpretada por vários artistas seja uma história pessoal, ela presta uma homenagem honrosa e popular à figura de Nossa Senhora de Conceição Aparecida numa fé simples, humilde e devota.

Pe. Anthony Mellace

Nenhum comentário:

Postar um comentário