Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de março de 2012

Um Novo Mundo pelo Adao e Eva Renovados

A mulher e a renovação cultural
Da relação existente entre o homem e a mulher dependerá o jaez de cultura por eles produzida. Se esta relação for vil, a cultura que sairá de suas mãos será  diabólica. Porém, se houver uma verdadeira amizade, baseada na caridade entre os dois sexos, será iniciada uma autêntica renovação cultural. Para que esta renovação ocorra, a participação da mulher é indispensável. Todavia, há que ser extirpado o clima de prepotência, desprezo, auto-suficiência, rebeldia, desconfiança, inveja, ódio ou concorrência que existe em inúmeros relacionamentos entre homem/mulher. Na verdade, o sentimento dilacerante de insatisfação, tristeza, desolação é conseqüência da vã tentativa, envidada tanto pelo homem como pela mulher, de fugir e viver um sem o outro. Assim como os atos de um jovem manifestam a qualidade da educação que recebeu de seus pais, no mesmo sentido, uma obra de arte é outrossim testemunha daquilo que existe de mais puro entre um homem e uma mulher. A obra artística também é uma criação espiritual do casal humano. A imagem da mulher se reflete na obra criativa do homem e pode ser exaltada ou denegrida. A forma visível da obra é masculina, entretanto, sua essência compõe-se da ação combinada do homem e da mulher.
As culturas puramente masculinas, onde a mulher não participou, foram desastrosas. Basta, para provar esta tese, evocarmos o materialismo, o capitalismo, o comunismo, o fascismo, “inventados” somente por homens...  A contribuição da mulher torna a cultura orgânica e lhe empresta a tonalidade feminil de seu ser. A sociedade atual não conhece a palavra “cooperar”, mas entende bem o jargão de semântica antagônica “dominar”. A mulher, simbolicamente, sempre foi um sinal dos elementos religiosos da vida, portadora de reverência e humildade. Se o mundo a persegue, a despreza e a expulsa do “habitat” predominantemente varonil, o fará porque rejeita os belos valores insculpidos por Deus nas entranhas da varoa. O mundo, com mentalidade machista obstinadamente recusa-se a aceitar e a assimilar esses perenes valores. 
A influência da mulher na cultura é, pois, a aurora de uma cultura mais “humana”, delicada, livre das formas rígidas e intolerantes, forjadas ao largo de vinte séculos de dominação masculina. Juntos, homem e mulher serão capazes de restaurar a cultura e com ela, a sua própria dignidade.
Pe. Anthony Mellace

Nenhum comentário:

Postar um comentário